sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O JOIO E O TRIGO





Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mateus 7:16)

SERMÃO: CONHECENDO O JOIO E O TRIGO DIFERENÇAS SULTIS.
Mateus 13,24-30

INTRODUÇÃO

As pessoas em geral nunca pararam para se perguntar ou mesmo pesquisarem qual a diferença entre coisas que aparentemente são tão iguais, como o Joio e o trigo.
O joio e uma planta que pode crescer ate 1 metro de altura, com a inflorescência da espiga o grão se torna de cor violeta, cresce nas zonas onde se planta trigo e conhecida como erva daninha desse cultivo, podendo ser venenosa e uma quantidade mínima de joio colhida e processada junto com o trigo pode comprometer a qualidade do trigo.
O trigo e uma gramínea cultivada em todo mundo, o grão de trigo pode ser usado na alimentação e na fabricação de alguns subprodutos, os seus grãos são brancos, mas o trigo também possui contra indicações porque possuem glúten e pessoas que tem restrição a essa substancia não devem comer. Existem varias espécies de trigo.

TEXTO - CHAVE: Mateus 13,24-30

- A PRIMEIRA SEMENTE OU PRIMEIRAS PALAVRAS (Mt. 13,24)
Segundo o texto faz referencia a um homem que preparou a terra e depois disso tudo lançou as sementes na terra a fim de querem frutos, hoje como cristão, temos uma dificuldade enorme em lançar essa semente que em principio se pareça tão fácil, mas e ai que nos nós enganamos. Porque nossas atitudes falam mais alto que nossas palavras e perdemos bons momentos por falta de discernimento e sabedoria.
- SEMENTES PARECIDAS QUE GERAM FRUTOS DESIGUAIS (Mt 13,25-27)
E infelizmente quando pensamos que esta tudo certo, esquecemos de estar vigilantes, observadores e muitas vezes calados, nosso silencio muitas vezes fala mais que nossos gritos e faladeira desnecessária,batemos o nosso pé e sempre arrumamos desculpas para aquilo que não da certo esquecemos que o maior culpado e nos mesmos.
-ATITUDES IMPENSADAS (Mt 13,28)
Temos nas nossas vidas duas coisinhas que nos atrapalha muito ainda mais quando ess Atitudes sem sabedoria a coisinha esta muito evidente nas nossas vidas, ela se chama ORGULHO e EGO, pois dali sai o eu sei isso melhor que você, ou mesmo nos podemos ir la e retirar tudo porque conhecemos a diferença de quem e ou não é,eu sei mais que você e por isso vou tomar a frente da situação.
Cuidado, pois nessa hora podemos perder grandes coisas que poderiam ser modificadas e assim esquecemos que ninguém pode julgar ninguém por achar que este certo.
-A HORA VEM... (Mt 13,29-30)
Na hora certa e no momento certo, não no nosso tempo cronológico mas ,no momento de Deus no qual ele sabe qual será a hora de separar as sutilezas que pré-julgamos esta certas ou erradas ao nosso modo de observar as coisas, digo por exemplo para os árabes e normal ter varias mulheres como esposas,pois eles dão o mesmo tratamento a cada uma delas sem distinção,porque e a cultura deles,aqui no Brasil o homem que possui ou casa-se com uma mulher deve amá-la e ser fiel ate o fim,mas o que vemos e isso?e hora de pensarmos no que queremos para as nossas vidas onde que queremos ficar,ser jogado na fornalha ou ser separado por Deus?

CONCLUSAO

Podemos-nos ver que isso e uma coisa bem diferente do que estamos acostumados, pois não damos importância ou quando damos essa importância não e como poderia ser, mas levamos tudo com a barriga, ficamos chocados quando os pais jogam seus filhos da janela de um apartamento, ou quando alguém abusada das nossas crianças, a violência contra a mulher e o idoso, será que estamos em que posição dentro dessa plantação?Queremos estar de que lado?Queimados ou separados?

Um comentário:

Unknown disse...

A MAIOR DIFERENÇA Q OBSERVO ENTRE O JOIO E O TRIGO É QUE O JOIO VAI SER ARRANCADO DA PLANTAÇÃO E O TRIGO COLHIDO. OS VERDADEIROS ADORADORES SERÃO COLHIDOS ATÉ O REINO DOS CÉUS E OS QUE FORAM INFILTRADOS NA PLANTAÇÃO À NOITE, PELO INIMIGO SERÃO ARRANCADOS E QUEIMADOS.FAÇAMOS A DIFERENÇA SENDO ADORADORES.AMÉM